O que significa seguir Jesus?


O cristão não é aquele que decide seguir Jesus – tal como alguém que decide juntar-se a um clube de ténis. O cristão é aquele que é escolhido por Jesus. Ele mesmo disse:

  • “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós.” (João 15.6)

O cristão foi escolhido para ser um discípulo, isto é, um seguidor de Jesus. E isto não só significa conhecê-Lo, amá-Lo e confiar n’Ele, mas também significa estar totalmente dedicado a ele.  Jesus descreve um discípulo da seguinte maneira:

  • “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me.” (Mateus 16.4)

Jesus não estava a falar em deixar de comer doces durante a Quaresma ou de nos negarmos a ter um pequeno luxo. É algo mais radical – é dizer ‘não’ ao nosso modo de viver e de pensar só em nós mesmos, é dizer ‘sim’ a Jesus.

Um discípulo é um aluno, e como discípulo eu quero escutar Jesus e obedecer-Lhe, uma vez que a minha vida não é mais minha para fazer com ela o que eu quiser. Agora pertenço a Jesus. Ele é o Senhor e mestre de tudo o que sou e de tudo o que tenho. Sou responsável perante Ele por aquilo que faço com o que Lhe pertence a Ele de direito.

Para Jesus a cruz significou dor e vergonha, solidão e rejeição, sofrimento e morte. Jesus chama os seus discípulos a seguirem o mesmo caminho e a não ficarem surpreendidos quando a incompreensão e a oposição vierem. Hoje há, provavelmente, mais cristãos a sofrer pela sua fé do que em qualquer outro período da historia.

Seguir Jesus quer dizer:

  • obedecê-Lo sempre que Ele nos fala através da Bíblia ou do Espírito Santo;

  • querer agradar-Lhe a fazer a Sua vontade;

  • cuidar dos outros, como Jesus;

  • aceitar as pessoas e amá-las, como Jesus;

  • ter tempo para as pessoas, particularmente os necessitados;

  • ser uma luz no mundo, vivendo uma vida de verdade, honestidade e compaixão, como Jesus.

por almeidawilson

Deixe um comentário